Notícias

Painel eletrônico que mede desemprego é inaugurado em SP

desempregmetro-paulo-pampolin-hype_w300_h169

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) inaugurou na manhã da última quinta-feira (8) o Desempregômetro, painel eletrônico com o registro, em tempo real, do número de empregos que deixaram de ser gerados no Brasil como consequência, da desindustrialização causada pelas importações crescentes e da perda do volume de exportações da indústria brasileira de transformação. A estimativa é que ao longo de 2012 esse processo iniba a geração de 765.090 postos de trabalho no Brasil.

O painel da Abimaq é inspirado no Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pode ser visto por quem passa pelo número 2925 da Avenida Jabaquara, na zona sul da capital paulista, ou no site www.abimaq.org.br/desempregometro.

No início da manhã desta sexta-feira, o paínel apontava que 108.006 postos de trabalho já deixaram de ser gerados no Brasil em 2012. As importações do período, estampadas no mesmo painel, somavam R$ 4.125.842.470. “É um processo virulento de desindustrialização. Temos, aqui, um tsunami de importações”, comentou o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto.

A proposta, com o Desempregômetro, é alertar o governo e a sociedade para o problema. Neto comentou que só entre os fabricantes de máquinas e equipamentos, “houve invasão” de importados em aproximados 800 (de um universo de 1,2 mil) grupos de produtos fabricados localmente.

Para reverter a situação, a associação reivindica “medidas de emergência” sejam tomadas, apoiadas por várias entidades de classe, além de sindicatos e centrais sindicais, representantes dos trabalhadores.

As entidades programaram mobilizações. Em São Paulo, a manifestação está marcada para 4 de abril, na avenida Paulista e deve reunir milhares de trabalhadores em prol do desenvolviemtno com geração de emprego e renda.

O ato faz parte do calendáriode atividades do Pacto pelo Desenvolvimento com geração de emprego e renda, construído pelo Fórum da Centrais Sindicais, composto pela CTB, Força, CGTB, NCST e UGT. Entre as prospostas contidas no documento, que conta com o apoio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de SP), estão mudanças na política macroconomica do país e  estímulos à indústria nacional.

“O Brasil precisa de um projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho. Sem uma indústria forte, esse projeto vai por água abaixo e perderemos uma oportunidade histórica para o país. Este momento é decisivo e é por isso que o primeiro semestre deste ano será de muita luta”, destacou Wagner Gomes, presidente Nacional da CTB.

Fonte: Portal CTB, com agências

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

Detectamos que seu navegador tem bloqueador de anúncios. Desative neste site para ver os anúncios de seu interesse