Notícias

Diretoria do SINDPD celebra três décadas de compromisso com os trabalhadores…

thumb

Em ato solene, Antonio Neto rememorou jornada vitoriosa que, ao longo dos anos, transformou vidas

No último sábado, 16, o clube Esperia, localizado na capital paulista, foi palco para a noite de homenagens e comemoração dos 30 anos do Sindicato. O vice-presidente da República, Michel Temer, o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego de São Paulo, Luiz Antônio de Medeiro, deputados, diretores do Sindpd e dirigentes de sindicatos co-irmãos participaram do evento que expressou a importância da entidade para o cenário político nacional.

Durante o ato solene, o Sindpd recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), por iniciativa dos deputados Baleia Rossi e Jorge Caruso (PMDB-SP). A moção, em honra às três décadas de intensa atuação sindical, simboliza o prestígio e a credibilidade conquistados por este Sindicato desde o início de sua jornada.

_DSC0397

Assembleia Legislativa de SP homenageia os 30 anos do Sindpd

Após a moção honrosa, o Sindpd prestou deferência ao vice-presidente da República, Michel Temer, com uma réplica do busto de Getúlio Vargas. Luiz Antonio de Medeiros, superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, e os deputados estaduais Baleia Rossi e Jorge Caruso receberam placa comemorativa.

“Quero ser advogado na causa da regulamentação da profissão de TI”, afirma Michel Temer

A força da Tecnologia da Informação

Na ocasião, o presidente Antonio Neto rememorou os desafios iniciais da edificação da entidade que, ao longo dos anos, conseguiu estabelecer uma história sólida e irretocável em defesa dos profissionais de Tecnologia da informação, cujo apoio e união proporcionaram conquistas históricas sem precedentes para todo o setor. “Somos uma categoria pioneira em muitas conquistas, a exemplo da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Somos uma categoria que buscou se organizar para combater a exploração do patrão, tendo ainda que enfrentar o preconceito dos demais colegas do chão de fábrica, que nos achavam aburguesados. Hoje estamos conectados, de uma forma ou de outra, com cada ser humano do Planeta. Esta responsabilidade nos remete, talvez, a outra característica que tem marcado as diversas diretorias do Sindpd, que é a participação ativa nos mais importantes processos políticos do nosso país e fora dele,”ponderou Neto.

30 anos SindPD (173)Consciente da impossibilidade de resumir em um só dia a narrativa de 30 anos de lutas, o dirigente destacou os principais movimentos de resistência do Sindicato. “Fui buscar em todas as lutas e momentos importantes dos 30 anos do Sindpd alguma conquista que merecesse especial destaque nesta noite. Pensei na fundação, nas greves em estatais na década de 1980, em nossa atuação na Constituinte, na luta contra o neoliberalismo, na defesa intransigente da CLT. Mas, talvez, nenhuma delas tenha sido mais emblemática do que a inauguração da sede própria do Sindicato. Primeiro, porque foi a realização de um sonho de toda a categoria. Segundo, porque a inauguração foi feita por dois presidentes da República: Lula, na época, e a atual chefe de Estado, Dilma Rousseff. Aliás, Dilma foi praticamente lançada no nosso Sindicato. Terceiro, e mais importante, porque ali se resumiram algumas questões fundamentais para nossa forma de atuação. Uma delas é o compromisso com o setor, explicitado na solicitação que fizemos para a presidenta Dilma de desonerar a folha de pagamento das empresas de TI, para acabar com uma chaga que nos assolava, a informalidade. Essa medida representou a regularização de milhares de empregos e a geração de outras dezenas de milhares”, enfatizou o dirigente.

Conquistas

Em um discurso emocionante, Antonio Neto também falou sobre a admirável figura de Getúlio Vargas, cuja trajetória política até hoje serve de bússola para a atuação corajosa do Sindpd. “Getúlio dizia que nenhuma palavra é maior que atos, e é com atos que se faz a história. Assim como eram os ferroviários, nós somos um sindicato que já tem uma grande história, pois a nossa é baseada em atos, e não em palavras. Sem falsa modéstia, a própria categoria dos profissionais de Tecnologia da Informação tem tomado uma dimensão tão grande quanto os ferroviários na década de 1950. Nos orgulhamos de termos atuado em absolutamente todas as lutas do povo brasileiro, para contribuir à construção de um País mais justo e igualitário”, destacou o presidente.

Certos de que as transformações pelas quais passam os trabalhadores e o setor de Tecnologia da Informação continuam a apresentar grandes desafios, a diretoria do Sindpd reafirmou a missão de impulsionar o desenvolvimento do Brasil, com justiça social e em consonância com as necessidades dos profissionais de TI. Afinal, aos 30 anos, o Sindicato atingiu a maturidade organizacional com uma categoria superior a 120 mil trabalhadores, dentre os quais 55 mil optaram por serem representados por este sindicato.

Como quem sabe que há muito por ser feito, a diretoria do Sindpd celebra as conquistas registradas nesses 30 anos, mas não se deixar entusiasmar. “Mas como o Sol não ilumina o passado, ele nasce para florescer a vida no futuro, vamos seguir em frente para buscar as conquistas que ainda faltam, com a paciência, serenidade e energia que são características inerentes a qualquer revolucionário”, afirmou Antonio Neto.

Durante o cerimonial, o presidente do Sindicato prestou homenagem a Francisco Carlos Beserra, figura aguerrida e incansável que integrou, por anos, o corpo diretivo da entidade. “Hoje é um dia de comemoração, mas também de pesar, pois um grande companheiro não está mais fisicamente entre nós. Falo do saudoso Chicão, cuja combatividade, dedicação, militância e o amor à família sintetizam muito do que é este Sindicato. Nenhuma linha de nossa história seria escrita desta forma, não fossem estes preceitos encontrados em todos e, especialmente, no Francisco. Diante de tudo isso, a diretoria decidiu que o sítio do Sindpd, em Mogi das Cruzes, deveria levar seu nome”, concluiu o dirigente.

Ao final do ato solene, Neto agradeceu a todos que contribuíram, cada qual à sua maneira, para a história de vitórias do Sindicato. “Refiro-me aos heróis anônimos, aos trabalhadores, familiares, funcionários, parceiros e muitos outros que colocaram o seu tijolinho nesta robusta fortaleza chamada Sindpd. A cada um e a todos o nosso mais profundo e sincero agradecimento,” finalizou o presidente.

Veja a galeria de fotos do evento em homenagem aos 30 anos do Sindpd

Fonte: Sindpd

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

Detectamos que seu navegador tem bloqueador de anúncios. Desative neste site para ver os anúncios de seu interesse