Artigos

O apagão do Ministério do Trabalho – João Guilherme Vargas Neto

Joao-Guilherme

Por João Guilherme Vargas Neto

______________________________________________________________________________________________________________

Depois de meses sem nenhuma iniciativa relevante, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) dá o ar de sua graça com o decreto experimental que relaciona o seguro desemprego (um direito do trabalhador) à realização de cursos de qualificação na rede de ensino técnico (Pronatec). Uma proposta correta.

Desde a queda de Carlos Lupi e com as indefinições do PDT para a indicação de um nome substituto, o MTE sumiu do mapa.

O apagão se deu, logo quando o movimento sindical e o empresariado necessitavam do apoio ativo do ministério na luta contra a desindustrialização, contra a guerra dos portos e pela queda dos juros bancários.

Nesta batalha, que esta sendo vencida pelo empenho da presidente Dilma, pelas mobilizações dos trabalhadores e de setores empresariais, a falta de voz do ministério chegou a dar a impressão de sua irrelevância estrutural. O que é um grave erro.

Em entrevista que dei ao jornalista João Franzin no fim do ano passado, levando em conta as festas e a desmobilização social, cheguei a dizer, jocosa e provocativamente que se deveria deixar o “Pinto dentro até o carnaval”. Referia-me, é claro, ao ministro interino Paulo Roberto dos Santos Pinto. Agora, passo a ficar preocupado porque veio o carnaval, veio a quaresma e a páscoa, estamos chegando no 1º de maio e no dia das mães e o Pinto interino continua. A falta de solução política forte e o vazio começam a ser incômodos e podem alimentar ideias tortas como a do esvaziamento do ministério (com ou sem sua extinção) e o desempenho de suas funções políticas através da secretaria da Presidência.

As centrais sindicais conseguiram se unificar e manifestaram apoio ao deputado federal Brizola Neto, do PDT, para o cargo ministerial. E mais que isto, listaram o conjunto de iniciativas que deverão corrigir, recuperar e reforçar o papel institucional do MTE. Isto precisa ser feito com rapidez.

João Guilherme Vargas Neto, Consultor Sindical

 

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

Detectamos que seu navegador tem bloqueador de anúncios. Desative neste site para ver os anúncios de seu interesse