Notícias

Diretores do sindicato participam de curso de homologação em Guarulhos

IMG_0096-e1375706070609

Diretores e assessores do sindicato participaram dias 01 e 2 de agosto  em Guarulhos do curso de legislação,  cálculos trabalhistas e homologação realizado pela Secretaria de Educação da CNTI, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Industria.

Participaram do curso   40  sindicalistas das categorias do vestuário de Guarulhos, Barueri e Suzano, Têxteis de Guarulhos e São José dos Campos, papeleiros de Guarulhos e  óticos de São Paulo, saúde de Osasco e Auxiliares de  educação de Guarulhos.

Jose Reginaldo Inácio, Secretário  de Educação da CNTI,  fez a abertura do curso e  listou dezenas de projetos de lei   em tramitação no Congresso Nacional, a maioria para retirar direitos dos trabalhadores. Reginaldo explicou que em 2012 a CNI, Confederação Nacional da Indústria, entregou ao governo e ao parlamento a agenda legislativa  da indústria contendo  101 projetos de lei prioritários, entre eles o PL 4330  que regulamenta a terceirização.

A correlação de forças no Congresso é desfavorável aos  trabalhadores, pois a bancada patronal tem 273   deputados,enquanto a bancada sindical dos trabalhadores tem 73 parlamentares.

Reginaldo Inácio  reconheceu que as marchas da classe trabalhadora tem servido para frear  a agenda empresarial no Congresso, mas  para  destravar a pauta trabalhista é preciso realizar  manifestações e  paralisações nas bases, envolvendo as entidades de base, melhorando a comunicação da cúpula das centrais com as bases sindicais.

Josenias  Falcão Filho , assessor sindical, revisou a interpretação de direitos consagrados  como férias,  aviso prévio proporcional e    orientou cálculos trabalhistas na hora da homologação das rescisões  de contratos de trabalho.

Martha de Freitas, falou sobre  as questões de saúde e segurança do trabalho,  trazendo uma visão critica da legislação e da pratica sindical.

IMG_0006

Alvaro Egea, presidente do sindicato ,  declarou que o  curso serviu para atualizar os conhecimentos dos homologadores e  assessores jurídicos dos sindicatos, bem como  ter contato com novas interpretações  sobre  direitos dos trabalhadores com base na pratica sindical e nas decisões judiciais. Egea agradeceu ao companheiro Ozano, Reginaldo Inácio e Jose Calixto da CNTI pela realização do curso.

Ozano  Pereira, Segundo Secretário da Região Sudeste da CNTI,  agradeceu  aos participantes e  ao Sindicato do Vestuário de Guarulhos pela parceria na organização do curso  . Jose Reginaldo  Inácio  também agradeceu aos participantes  e ao apoio do Sindvestuario de Guarulhos para a organização do curso, disse que novos cursos  serão realizados e  que nos   dias 21 a 23 de agosto vai acontecer  em Brasília o Encontro Nacional de Homologadores do Plano da CNTI  para consolidar  todas as propostas e debates  ocorridos no pais nos cursos de homologação.

 

Fonte: Sindicato do Vestuário de Guarulhos

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

Detectamos que seu navegador tem bloqueador de anúncios. Desative neste site para ver os anúncios de seu interesse