Notícias

Aleitamento Materno: Mais que benefício, é um direito!

amamentacao-e-mamoplastia-1“Amamentação e Trabalho: Para dar certo o compromisso é de todos!” – esse é o tema da campanha de aleitamento materno, promovida pelo Ministério da Saúde, que deve circular pelo Brasil  até o dia 08 de Agosto.

“Sem dúvidas essa é uma campanha de suma importância, não só pela divulgação dos benefícios da amamentação, mas também, por prestar um apoio que ainda falta por parte das empresas, as mães que retornam ao trabalho e deixam de dar esse tempo exclusivo aos seus filhos”, declarou Luciana Santos, Dirigente do SUEESSOR e Profissional da Saúde.

A última Pesquisa Nacional de Prevalência em Aleitamento Materno, apontou uma prevalência de 41% de crianças menores de 6 meses amamentadas exclusivamente com leite materno no Brasil.

Para Luciana, “é uma porcentagem expressiva, porém não suficiente, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) determina que o nível adequado é entre 90 e 100%’.

“O desmame precoce acontece muito por conta do retorno ao trabalho, já que se faz necessário a introdução de outros alimentos”, explicou a diretora.

“Por isso acredito ser importante o apoio à criação de salas de aleitamento materno nas empresas, como também, programas que orientem os direitos constitucionais das mamães”, concluiu Luciana.

O que diz a Lei?

As empresas com mais de 30 funcionárias com idade superior a 16, devem oferecer local apropriado onde seja permitido às empregadas guardar sob vigilância e assistência os seus filhos no período de amamentação. A lei prevê alternativa para as empresas firmarem convênio com entidades públicas ou privadas. Essa obrigação também pode ser substituída pelo auxílio-creche ou reembolso-creche.

Determina dois descansos especiais de 30 minutos no serviço para amamentar até que o bebê complete seis meses de idade, podendo ser estendido o período em caso de indicação médica. Esse intervalo também deve ser reconhecido para as mães adotivas.

Fonte: SUEESSOR

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

Detectamos que seu navegador tem bloqueador de anúncios. Desative neste site para ver os anúncios de seu interesse